segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Construção a Seco Parte I - Wood e Steel Frame

Olá gente! Hoje o Tecponto traz para você uma matéria bem interessante. Você sabe o que é construção a seco? Hoje vamos ter uma noção do quão importante é ter mais uma tecnologia no repertório do profissional arquiteto.

A construção a seco é comumente utilizada nos Estados Unidos e na Europa. Também é conhecida como Construção industrializada, já que todas as suas peças são produzidas industrialmente. Seu processo de construção não emprega argamassa ou qualquer coisa envolvendo água, originando seu nome.

Suas vantagens são a velocidade de execução (depois da produção das peças na indústria, elas são levadas ao local e montadas de acordo com o projeto), a redução da mão-de-obra, e boa qualidade final do produto. Os componentes básicos desse sistema são a Estrutura, vedação e revestimento. São exemplos de construções a seco: Steel Frame, Wood Frame, Drywall. Vamos falar um pouco sobre cada um e mostrar alguns exemplos.

Os tipos de estruturas Steel Frame e Wood Frame são bem interessantes visualmente. As peças são montadas e a forma da casa é mostrada somente na estrutura, necessitando posteriormente os revestimentos necessários. Esses tipos de tecnologia são comumente utilizadas no programa “Extreme Makeover”, da People + Arts (olhem a foto abaixo e esquecam as pessoas, focando apenas no plano de fundo!), na qual uma casa nova é erguida em um prazo de uma semana, desde a estrutura até os acabamentos finais. Tanto o Steel Frame como o Wood Frame passam por uma série de etapas até chegar a sua conclusão. São eles:


  1. Cálculo estrutural (serve para saber a distribuição de cargas que a estrutura terá)
  2. Detalhamento da estrutura (especificação e detalhamento de todos os componentes e adaptação do projeto arquitetônico para a realidade do sistema construtivo)
  3. Produção dos perfis (peças fabricadas de acordo com as especificações)
  4. Fabricação dos painéis (Uma vez prontos os perfis, tem inicio a fase de fabricação dos componentes da estrutura, desde painéis a treliças, tesouras, vigas e etc.)
  5. Montagem da estrutura (já no canteiro de obras, as estruturas são montadas in loco. Isso proporciona um canteiro de obras organizado e limpo)


Abaixo vocês vêem fotos do pessoal do Extreme Makeover e uma casa em Steel Frame. Além disso, o youtube disponibiliza vários vídeos do processo de construção de uma casa com esta tecnologia. Selecionei um deles para colocar aqui! Até!







  • rss
  • Del.icio.us
  • Digg
  • Twitter
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Share this on Technorati
  • Post this to Myspace
  • Share this on Blinklist
  • Submit this to DesignFloat

0 comentários:

Postar um comentário