terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O Canteiro de Obras - Parte I

Preparação do Terreno

Você já se perguntou para onde vai o projeto depois que sai do escritório do Arquiteto? E o que acontece antes de dar-se início a uma obra?

Há uma série de etapas a serem vencidas antes de vermos o edifício concluído, pronto para ser utilizado e desempenhar as funções previstas pelo projeto arquitetônico e o cliente que solicitou o empreendimento.

Antes mesmo de a proposta chegar ao conhecimento do profissional Arquiteto, esse processo já está acontecendo. É quando o proprietário adquire o terreno e decide o destino que quer dar para este que se dá o pontapé inicial. E após a escolha e identificação do lote, das suas características e diálogo com o entorno, algumas providências imediatas devem ser tomadas, antes do início das obras.

O terreno deve passar por uma limpeza para facilitar o levantamento plano-altimétrico, e assim, o reconhecimento de seus acidentes e tipo de solo. Ela pode ser feita de acordo com as exigências da vegetação local.

Após a limpeza será feito o levantamento plano-altimétrico, que deve conter os seguintes dados: a poligonal; as curvas de níveis de acordo com a inclinação do terreno e a fixação do referencial de nível; as dimensões perimetrais; os ângulos laterais; a área; as construções existentes; as árvores; as galerias de águas pluviais ou esgoto; os postes mais próximos do lote; as ruas adjacentes; o croqui de situação atual com a via ou obra de maior importância (igreja, ponte, viaduto, etc.) do loteamento, e a fixação da linha NS.


Em maior número, os levantamentos topográficos são realizados com o teodolito e níveis, mas há ocasiões em que se faz necessária a utilização de instrumentos que são normalmente usados por pedreiros, como trena, metro ziguezague, nível de pedreiro, nível de borracha, fio de prumo e barbante ou arame recozido.

Há o reconhecimento do subsolo com o intuito de identificar qualquer problema com a Mecânica dos Solos, assim como as condições do subsolo, as espessuras das camadas componentes e suas características.

A terraplanagem consiste na modificação do relevo de um terreno, através da escavação, transporte e aterro. Na área de construção de edifícios, é comum o uso da expressão “movimento de terra”, pois a saída e entrada de terra são mais focalizadas do as outras etapas da terraplanagem.

Referências:
AZEREDO, Hélio. O Edifício Até Sua Cobertura. 2ª Edição. São Paulo: Editora Edgard Blücher.
  • rss
  • Del.icio.us
  • Digg
  • Twitter
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Share this on Technorati
  • Post this to Myspace
  • Share this on Blinklist
  • Submit this to DesignFloat

0 comentários:

Postar um comentário