terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Visita de campo - Ultramare Class Club Residence

No dia 27 de novembro, tivemos o prazer de visitar a primeira obra em construção que a turma foi toda junta. O Ultramare Class Club Residence (o nome só é menor do que o do D. Pedro II!) é o primeiro projeto a ser construído aqui em João Pessoa com a tecnologia da racionalização e modulação das alvenarias. Ou seja, canteiro de obras organizado e projetado de forma a maximizar a eficiência da construção, além da modulação como ponto marcante do projeto.




O projeto consiste em duas torres residenciais, nas quais irá abranger quadras, playground, salão de festas e bosques ao redor dos edifícios. Para a construção da fase de vedação foram utilizados blocos modulares de quatro dimensões, onde todas as paredes do edifício possuem seu desenho próprio, com a quantidade total de tijolos e a localização exata dos pontos de luz e água, por exemplo. Assim, não existiam erros de projeto a serem resolvidos na hora e nem o desperdício de material que comumente acontece. A parede é construída exatamente como o desenho, quase como brincar de lego.

Claro que para a construção do empreendimento deste tipo, foram treinados profissionais, capacitando-os a trabalhar de acordo com os novos materiais adotados. Segundo o Engenheiro responsável, a construção do primeiro pavimento tipo demorou cerca de um mês para ser completada, devido a falta de treinamento e costume dos funcionários, mas que à medida que o tempo passa, a previsão é fazer um pavimento tipo por semana, reduzindo o tempo de execução da obra consideravelmente.

Além disto, vimos como são as lajes do tipo colmeia, os canteiros de obras organizados (o projeto inteiro foi mandado para um escritório em recife especializado em organização dos mais diversos tipos de projetos, desde estruturais ao arquitetônico, e fizeram o projeto do canteiro de obras, que maximiza a eficiência do tempo na obra.

Abaixo nos vemos o operário fazendo a fiada de uma parede. Notem a limpeza, por onde passam os túbulos, etc. Temos também a foto do engenheiro responsável demonstrando os tipos de blocos modulares existentes na obra. De 4 dimensões diferentes, eles formam o desenho de cada parede. Para a parte de instalações elétricas, existem blocos com o espaço embutido. Limpeza e organização no processo construtivo!






Nossa dica é: visitem obras! A teoria pode ser perfeita no papel, mas só vamos descobrir a capacidade de edificar e criar do ser humano indo a tais obras, visitando durante os vários estágios, descobrindo soluções para os problemas. Durante a vida do profissional arquiteto (e engenheiro) esse tipo de “tour” irá fazer parte da rotina para adquirirmos essa experiência. Por que não tomarmos contato com ela agora na faculdade? :) Até a próxima!



  • rss
  • Del.icio.us
  • Digg
  • Twitter
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Share this on Technorati
  • Post this to Myspace
  • Share this on Blinklist
  • Submit this to DesignFloat

0 comentários:

Postar um comentário