segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Mármores e Granitos

Vocês ainda agüentam mais matérias?! Se sim, vamos continuar fazendo um repertório de materiais e tecnologias legais para quem quiser acessar e saber mais informações sobre eles. :)

O tema de hoje é sobre mármores e granitos. São bem conhecidos entre o grande público e os profissionais, por sua beleza, elegância, diversidade de texturas e cores quando aplicados nos mais diversos lugares, desde fachadas de edifícios a interiores de banheiros, sala ou cozinha.



O granito é uma rocha ígnea (magmática plutônica). Ele resulta da solidificação lenta do magma em grandes profundidades. As rochas que o envolvem impedem a libertação rápida do calor, o que retarda a sua solidificação. Isso dá aos minerais constituintes o granito tempo necessário para se desenvolver e cristalizar, resultando em uma rocha com textura granular em que os minerais são bem visíveis e identificáveis. Os principais minerais formadores do granito são o quartzo transparente, o feldspato e a mica.

Suas características envolvem a baixa absorção e porosidade, dureza (por ser um material maciço) e durabilidade (quando ocorrem os devidos cuidados).

O mármore é formado pela transformação de uma rocha sedimentar pré-existente. Essa transformação, o metamorfismo, é o resultado de uma mudança no ambiente de deposição do calcário. Constituída quase que totalmente de carbonato de cálcio, carbonato duplo de cálcio e magnésio.

Suas características envolvem a durabilidade (quando ocorrem os devidos cuidados como, por exemplo, a limpeza com sabão neutro e água). Entretanto, o mármore apresenta-se poroso e são suscetíveis a manchas e desgastes, além de ser considerado um material mole”, pela sua possibilidade de lascar facilmente.

Uma tabela bem legal mostra a aplicação do mármore e granito de acordo com os ambientes, se são recomendados ou não a utilização dos materiais nesses espaços. Créditos são para o grupo Mateus Massa, Thaís Córdula e Thaíse de Lourdes pelo seminário sobre os materiais apresentados aqui! São deles também as formas de assentamento e os cuidados que se deve tomar para limpeza e manutenção dos mármores e granitos.

APLICAÇÃO

MÁRMORE


GRANITO

Cozinha

Não deve ser usado, pois sua porosidade o faz absorver substâncias com facilidade.

Indicado principalmente para bancadas. Os vermelhos e pretos são mais resistentes que os cinza.

Banheiro

Em bancadas e paredes, não há restrições. No piso, deve ser evitado o travertino, muito poroso. Não deve ser utilizado no piso do boxe.

Indicado principalmente para bancadas. Os vermelhos e pretos são mais resistentes que os cinzas.

Piso interno

A princípio, não há restrições, embora os mais porosos possam manchar com a umidade do solo, motivo pelo qual devem ser evitados no andar térreo.

Sem restrições, embora seja recomendável impermeabilizar o contra piso no andar térreo.

Piso externo e borda de piscina

Não deve ser usado, pois a pedra se desgasta com a poluição e chuva ácida.

Recomenda-se apenas que o acabamento seja antiderrapante.

Parede interna

Mais indicado, em função de seu menor peso.


Por ser mais pesado, não é muito utilizado.

Parede Externa

Não deve ser usado, pois a pedra se desgasta com a poluição e chuva ácida.

A instalação requer, além da argamassa, grampos de aço inox por trás das pedras para sustentar o peso. Os cinzas devem ser evitados.

Assentamento

  • Contratar pessoas especializadas para assentá-lo;
  • Limpar sempre as áreas onde serão aplicados os mármores e granitos para ver se não há restos de pó de madeira, ferro, fumo, etc;
  • Agentes presentes no contra piso ou base das paredes podem ser absorvidos pelas pedras, surgindo na sua face externa (polida);
  • Nunca esquecer que as áreas úmidas frias (cozinha, banheiros, etc), deverão receber impermeabilização no contra-piso.

Granitos e mármores, principalmente os claros, estão sujeitos ao aparecimento de manchas amareladas e de umidade: portanto, deverão ser usados os procedimentos abaixo para minimizar estas ocorrências:

  • Caso a peça esteja molhada, deixar secar para assentá-la (no mínimo 48 horas). Nunca assentar o material úmido, pois dificultará a colocação das peças e a eliminação de umidades das mesmas; assim como, contra piso úmido.
  • Assentar os mármores e os granitos brancos ou claros com argacola branca e não argamassa branca, pois a argamassa é composta de areia grossa não peneirada, sujeito a contaminação.
  • Utilizar pouca água na mistura com a argacola. A espessura deverá ser no mínimo de 1cm, pois a pedra está mais isolada de qualquer contaminação.
  • Nunca usar barro na massa de assentamento e evitar contaminações desta massa com resíduos de tijolo, pregos, madeiras e etc.
  • Nunca rejuntar o material antes de sete (07) dias após o assentamento, pois caso a pedra tenha absorvido água, esta irá evaporar mais rápido através das arestas das peças.

Limpeza e Manutenção

  • Após a colocação, proteger o piso enquanto durar a obra (com plástico, papelão);
  • Para limpeza nos granitos basta um pano úmido. Não usar produtos oleosos, água sanitária, ácidos, detergentes corrosivos ou produtos químicos;
  • Os granitos claros em contato com madeira, café, óleo, graxa, material ferruginoso (pregos, etc) podem apresentar manchas; portanto, sugerimos utilizar alguns impermeabilizantes antecipadamente, principalmente em balcões de cozinhas, laboratórios, etc;
  • No caso de mármore usar água e sabão neutro;
  • No caso de áreas de escada, bordas de piscina, etc. O material deverá apresentar ranhuras para evitar escorregões;
  • Evitar circulação com sapatos e produtos sujos e equipamentos arrastados para evitar um desgaste prematuro do piso, que poderá perder o brilho.
  • Não deixar restos de palha de aço (tipo bombril), ferro ou outros agentes em contato com o mármore ou granito em nenhuma hipótese, pois em pouco tempo eles enferrujam manchando a superfície;
  • Evitar colocar produtos, panelas ou recipientes quentes ou muito frios diretamente sobre os mármores. Usar sempre aparadouros;
  • Produtos com ácidos, gordura, tintas, corantes, perfumes, sabonetes, vidros, cigarro etc., podem manchar os mármores e granitos se em contato com o mesmo. Existem técnicas especiais para tentar retirá-las. Não usar produtos “caseiros”. Aconselhamos a procura de empresas especializadas para orientação de “como proceder”.
Os mármores e granitos não devem ficar em contato com fuligem ou pedaços de madeira de qualquer espécie, pois podem formar manchas de tonalidade marrom. Deve-se cuidar também de áreas (principalmente externas) onde a madeira fica em contato direto com o mármore ou granito.

MÁRMORES



GRANITOS



Abaixo temos um vídeo feito pela CASA E CIA mostrando as diferenças entre o mármore e o granito, além de alguns exemplos dos dois materiais. É bem um resumo do que falamos aqui. É um vídeo meio despreparado, principalmente depois dos 4:55 min., mas dá pra ter noção do mundo do mármore e granito!




Até a próxima!


  • rss
  • Del.icio.us
  • Digg
  • Twitter
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Share this on Technorati
  • Post this to Myspace
  • Share this on Blinklist
  • Submit this to DesignFloat

0 comentários:

Postar um comentário