quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Tipos de Coberta

Você já parou pra pensar no quanto a cobertura é importante nas edificações? Selecionamos um trabalho sobre cobertura, esclarecendo de uma maneira rápida as possíveis confusões entre os diferentes tipos de cobertura! Não deixe de ler. :)

Definição: É o conjunto dos materiais vedados pela estrutura do telhado e colocando a construção ao abrigo das intemperes (chuva, neve, vento, sol).

Cobertura de Ardôsia

Vantagens: Material impermeável, não quebradiço, não poroso, durável, flexível . Serve para todas as formas de teto e para todas as inclinações , 15% em vertical.
Desvantagens: Fragilidade que torna a manutenção onerosa; a colocação exige mão de obra especializada e andaimes.

Cobertura de Telhas
Uma boa telha deve ser :

  • bem dura
  • sonora aos choques
  • não frágil
  • de porosidade inferior a 12 %
  • impermeável
  • resistente a agentes corrosivo
Classificação

Telha Plana ou Borgonha

Peças retangulares ou com lado arredondado (telhas de escama)
Para tetos cônicos: telhas arredondadas ou de escamas arredondadas. Essas telhas apresentam-se com diversos coloridos e diferentes acabamentos, podendo ser também invernizadas
Inclinações: Pode-se ir até a vertical.

Telhas de Encaixe ou Mecânicas
São das mais utilizadas. O dispositivo tem, por um lado, um revestimento de ressalto de cima para baixo, impedindo as subidas das águas e, por outro lado, um encaixe lateral garantindo a vedação das juntas laterais.

Isto permite (com relação as telhas planas) reduzir o número de telhas por metro quadrado coberto, de onde há economia de peso e armação.

Telhas Canal
São de origem romana e usada em construções coloniais. Quanto a sua forma são elementos simetroncônicos usados alternadamente dos dois lados.

Coberturas em Cimento

Telhas de Argamassa de Cimento
São, propriamente, telhas de argamassa de cimento, coloridas na própria massa, de grande formato, apresentando duas ondulações; a colocação pode ser feita com junta reta ou cruzada. A maioria das telhas é garantida por trinta anos.

Coberturas Metálicas

Cobertura de Zinco
É atacado pelos ácidos e alcális, portanto, não usar tetos de zinco para os edifícios industriais onde se encontram vapores ácidos ou básicos. Quebradiço em baixa temperatura (deve agora ser ligeiramente aquecido antes da modelagem).

Cobertura de Chumbo
O chumbo resiste à oxidação e à maioria dos produtos agressivos da atmosfera. É mais caro do que os outros materiais, é recompensado porque a impermeabilidade perfeita que consegue reduzir os gastos de manutenção.

Cobertura de Alumínio


Cobertura de Aço Inoxidável
É utilizado quando se quer obter: duração, resistência à corrosão, aspecto agradável, manutenção reduzida.

Cobertura de Policarbonato

Cabos de Aço
A elevada resistência à tração, combinada com a eficiência da tração simples, faz do cabo de aço o elemento estrutural ideal para cobrir grandes distâncias. A eficácia e a economia são limitadas pelo problema de adaptação das cargas variáveis (ventos).

Treliças
Com a combinação de triângulos elementares obtêm-se as treliças que servem para cobrir grandes vãos, através de elementos submetidos a tração e a compressão dispostas paralelamente e podem ter forma geométrica variada. Materiais mais convenientes: aço, alumínio, madeira. Existem também as treliças espaciais que são mais rígidas do que o sistema de treliças paralelas. Em superfícies circulares ou poligonais, empregam-se também como solução de cobertura - treliças radiais conectadas mediante cilindros tracionadas.

Arcos Funiculares
Os arcos são utilizados para cobrir grandes vãos, e são utilizados há muitos séculos. A forma ideal de um arco é a de uma curva funicular invertid . Estaticamente, a semicircunferência é a forma parabólica é a mais usada, devido à facilidade de execução e estética.

Membrana
A membrana resiste à pressão do vento, com o inconveniente de mover-se sob a ação de cargas variáveis. Devido ao seu escasso peso, a membrana vibra, e por isso, sua utilidade ocorre em coberturas temporárias. O emprego de membranas permite criar tetos de formas interessantes, pois são mais rígidos e mais estáveis . Os tetos de membrana são construídos em aço, alumínio e concreto armado.

Texto de:

ANA CRISTINA NAPOLI
ANDRESSA MATIOLA CIZESKI
LÚCIA HELENA CONTI
VIVIANE CORRÊA

Fonte: http://www.arq.ufsc.br/arq5661/Coberturas/coberturas.htm#e1
Acessado em: 07/12/09
  • rss
  • Del.icio.us
  • Digg
  • Twitter
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Share this on Technorati
  • Post this to Myspace
  • Share this on Blinklist
  • Submit this to DesignFloat

0 comentários:

Postar um comentário